quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Amorarindica - Livros

O amor pelos livros foi o que nos uniu e fez com que começasse a nossa amizade. Gostamos de gêneros literários diferentes, temos opiniões diversas sobre o mesmo título... Enfim, somos pessoas bem diferentes e com visões distintas. Mais o amor pelos livros é algo unanime, todos nós compartilhamos esse sentimento tão puro.
Livros são a fuga para um mundo onde podemos viver uma realidade paralela a nossa, onde estamos seguros em nossa própria bolha literária. É através dos livros que viajamos para os mais variados lugares e épocas sem sair do lugar. Os livros são nossos companheiros silenciosos que gritam coisas sensacionais sem emitir nenhum som.
"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma" George R. R. Martin (uma frase que combina com o escritor assassino que ele é)

Viajamos por diversos mundos, galáxias, são tantos universos que é impossível, lembrar quem dirá digitar todos. A partir do momento que abrimos a primeira página de um livro embarcamos para um novo mundo e quando a última página é fechada saímos dele,mas  ele não sai da  gente. é como um sonho saímos dele mas ele continua la vagando no fundo dos pensamentos ativando sentimentos profundos em nossos corações desde ódio ao amor.
Quem nunca sonhou com um coruja traçando o céu carregando em seu bico sua carta  de hogwarts? Ou estar em valfenda, no momento em que a sociedade do anel é formada e partem em uma demanda para destruir o artefato mais perigoso da Terra-Média? se você leu você já estudou na melhor escola de magia e bruxaria do mundo e saiu em uma aventura para destruir o anel com frodo. e claro não podemos esquecer dos românticos indomáveis que leem em busca de um grande amor literário,ou vários. independente do motivo que te incentiva a viver  tantas vidas, o que realmente importa é a felicidade que isso nos trás.
Alguns de nós já fomos bruxos e bruxas, outros tributos, semi-deuses, heróis, princesas, lobisomens, vampiros, anjos, fadas, bárbaros, a mocinha em perigo, um adolescente incompreendido, tigre e entre outras personagens dessa vasta literatura a qual temos acesso. Fomos transportados para Hogwarts, Terra Média, Panem, Winterfell, Índia, Irlanda, China, Japão, uma Londres de eras distantes, Acampamento Meio-Sangue e tantos outros lugares e épocas que a gente até perde a conta.
Com o tempo vocês vão conhecer melhor nossos gostos e opiniões, mas para dar início a nossa interação, nada melhor do que indicarmos um livro que tenha marcado as nossas vidas. Se já tiverem lido, dêem a sua opinião, se não, espero que gostem das nossas indicações.





  • Alvaro: Caçadores de Bruxas (Dragões do Eter, vol 1) - Raphael Dracoon

A mistura de tudo o que é bom e que fez parte de qualquer leitor (mesmo que não ávido por leitura): contos infantis, reinos e batalhas épicas, personagens carismáticas – e aqui cito Ariane Narin – e, a parte opcional, batalhas. Dragões do Eter faz uma releitura dos clássicos da literatura – Branca de Neve e os Sete Anões, Chapéuzinho Vermelho (que tem uma história sensacional), Os Três Porquinhos, Sinbad, Robin Hood, Peter Pan, João e o pé de Feijão, entre outros. É uma trilogia (Caçadores de Bruxas, Corações de Neve e Círculo de Chuva) que, com certeza, vale o tempo e o investimento nela. 
Meu Box da Trilogia

"Não houve gritos de guerra. Não houve discursos inflamados.Apenas as lágrimas das famílias em espera, que caíam em poças de água sujas, e apenas os anéis de água que iam sendo formadas pelas lágrimas da chuva que tocavam a água escura do mar. E não importava se os círculos concêntricos eram formados pelas lágrimas dos homens ou pelas lágrimas da chuva. A cada vez que aqueles reflexos oriundos do toque da água em duas formas diferentes formavam outros círculos, fossem nas poças escuras, fosse no mar sombrio, a impressão que se tinha sempre era a mesma. Quando o dia amanhecesse, as primeiras batalhas já teriam começado. Aqueles malditos círculos eram círculos de chuva."
  • Laion: Eragon (Ciclo Da Herança, vol 1) - Christopher Paolini

Gosta Dragões? Elfos? Magia? Anões e suas estilosas barbas? Então com certeza vai gostar do Ciclo Da Herança, composta por 4 livros a saga conta a história de Eragon, o primeiro Cavaleiro de Dragão livre em mais de 100 anos e sua luta para manter se livre e derrubar o império construído pelo tirano Galbatorix.
"- Amor, família, realizações – tudo isso é tirado de nós, e ficamos sem nada. Que valor têm as coisas que fazemos?  
- O valor está no ato. O seu valor acaba quando você se rende ao desejo de mudar, de viver a vida. As opções estão à sua frente, escolha uma e dedique-se a ela. As ações darão a você uma nova esperança e um novo propósito."




  • Ana: Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Confesso que foi difícil escolher um livro para apresentar como meu cartão de visitas, mas optei pelo clichê e resolvi indicar o meu romance favorito de todos os tempos, livro de uma das minhas autoras favoritas (pela sua obra e pela sua história de vida, que é sensacional).
Orgulho e Preconceito, como bem diz o título, é a história de como nós pré-julgamos as pessoas e de como nosso orgulho pode nos prejudicar algumas vezes. Também fala sobre família, amizade, respeito e amor. O amor, que nos é apresentado de forma tão singular nessa obra. Eu tenho uma queda por livros que se passam na Londres de uma época distante, ainda mais se a mocinha for à frente do seu tempo e não se adequar as normas da sociedade.
Mas, por mais que eu ame a Lizzy (sim, somos grandes amigas), meu personagem favorito é o Darcy. Ele é tão leal aos seus amigos, teimoso e surpreendentemente tão cheio de amor e compaixão. Disposto a voltar atrás e reconhecer o seu erro, sem esperar que isso gere frutos no final. 
E a narrativa da Jane é tão fluida, consistente e leve... Simplesmente, te transporta para o mundinho dos personagens e te faz ter uma experiência maravilhosa. Um clássico da literatura que de quebra tem um filme homônimo de tirar o chapéu, onde a Keira Knightley faz a Lizzy (já perdi a conta de quantas vezes assisti o filme). Enfim, recomendo livro e filme. Espero que vocês gostem.

Essa edição é linda, tem toda a coleção de livros da Jane (amo demais *_*)


  • Tamires: A culpa é das estrelas - John Green

A escolha do livro foi difícil, a principio ia indicar Harry Potter (aproveitando esse momento, leiam Harry Potter), mas o livro que irei indicar hoje é o famoso, criticado e adorado A culpa é das estrelas. Muitos de vocês devem estar pensando "uma jovem adolescente que gosta de livros modinhas...". Realmente gosto deste romance, que foi o primeiro que li e gostei, inclusive gostaria de deixar aqui meus agradecimento ao autor John Green (muito obrigado, tio verde <3), que fez eu gostar de romances. Muita gente considera A culpa é das estrelas um livro "modinha" que  para ter tal fama não deve ser atoa, não é mesmo? Queria também informar que os livros "modinhas" de hoje serão os clássicos de amanhã.
Agora, continuando minha indicação, como já dito, foi o primeiro autor que me fez gostar de romance e justamente com esse livro,  um romance adolescente que te cativa com uma leitura gostosa e te faz entender um pouco como é a vida de alguém com câncer e a personagem principal (Hazel)  é uma leitora como nós, que tem o sonho de conhecer o autor de seu livro favorito. Esse livro me  mostrou que a vida é curta e que devemos aproveitar os pequenos prazeres da vida. Todo infinito é eterno por mais pequeno que ele seja, então aproveite o máximo que puder.
                                                                          Leiam, Okay? Okay.

  • Júlio Casarotte - Ex-Heróis - Peter Clines 
Foi o livro que deu inicio a minha vida de leitor e que eu devorei as 344 paginas dessa obra. Peter Clines consegue trabalhar bem com a ficção na cidade de LA e como os heróis se comportam perante aos humanos no dever de proteger do apocalipse zumbi. Gostei do modo como Clines mescla passado e presente, alternando os capítulos com o agora e o antes. 



"Zumbis? Certo. Super-Heróis? Certo.
Narrativa impressionante? Certo.

Ex-Heróis tem tudo isso. Pode se preparar!"

  • Anne - Quem é você, Alasca? - John Green



"Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então eu voltei para meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu seria a garoa e ela seria furacão."

Minha indicação literária de hoje vai para o livro "Quem é você, Alasca?". 
O livro foca em Miles Halter, um adolescente com um gosto peculiar para decorar as últimas pessoas importantes. Miles, com o intuito de ir em busca do seu "grande talvez", começa a estudar em um colégio interno na ensolarada Alabama. Lá ele conhece seu colega de quarto, Chip Martin (A.K.A Coronel), Takumi, um japonês - que, acreditem ou não, manda bem no rap - e, é claro, a incrivelmente sexy, Alasca Young.
"Quem é você, Alasca?", é um livro incrível de se ler, com um plot twist surpreendente e uma personagem muito bem construída (Alasca), John Green (conhecido entre nós como "João Verde) despertou muito a minha atenção neste livro. Não segue a mesma linha de vários outros romances atuais, onde os personagens são muito comerciais e a trama pouco elaborada. É um livro que é único, e com certeza deve - e se não está, corra e compre - estar na sua estante.


  •  Rodrigo - O Vampiro que descobriu o Brasil - Ivan Jaf 

Esse livro me remete a merenda de escola, encontro de amigos no intervalo, salas de aula de português, lotadas e cheia de gente que não consegue ler um paragrafo decentemente sem enrolar ou gaguejar.
Bem vindos a minha adolescência.
Foi aqui em O vampiro que descobriu o Brasil que eu me encontrei pela primeira vez lendo um livro sem parar, curioso com o final, rindo em cada página e ficando nervoso com as tramoias de Manoel.
A história começa no caos de Portugal, março de 1500. As naus de Pedro Alvarares Cabral estavam prontas para partir, o comercio de Lisboa fervia agitado quando Manoel é mordido por um vampiro e sem entender muita coisa ainda do que se passava, acaba embarcando para o Brasil no rastro daquele que o havia trasnformado, pois dissera seu mais recente amigo (um outro vampiro recem transformado) que ele só voltaria a ser mortal quando seu criador fosse morto e as suas cinzas ele respirasse.
Indo de encontro com a premissa de vampiros atuais, uma historia engraçada, digna dos melhores shows de stand-up e tão rica de detalhes historicos que poderia ter sido lido em qualquer aula de história.
Enfrente junto com Manoel o passar dos anos, das eras, a evolução do homem e da sociedade. Conheça de perto personagens como D. Pedro I, João Goulart, Getulio vargas, mula sem cabeça e tantos outros...
Deixo aqui um muito obrigado a minha profesora de português do 1º ano Marilene pela indicação deste livro para leitura em sala, e ter desperto em mim neste dia a paixão pela leitura.


  • Laryssa - Judy Moody - Megan McDonald



Um livro infantil Laryssa? Sim, vai ter livro infantil e se reclamar vai ter mais. Por que escolhi esse livro pra indicar? Agora vocês vão entender. Esse livro é o melhor livro infantil ja criado porque: ele é atemporal, feito para crianças de mais ou menos 7 anos mas pode ser lido tanto por crianças mais novas quanto por adolescentes e adultos e ele tem essa característica pois conta a historia da Judy Moody, que é uma criança que está entrando na escola e la ela encontra personagens muito fáceis de encontrar na nossa vida, o garoto estranho que come cola mas é legal, o professor que todo mundo ama e chora quando ele vai embora, a melhor amiga (ou amigo), um pet estranho, um irmão irritante (se você não tem irmãos deve ter amigos que tem esse personagem) e etc, ou seja, nada mais do que pessoas normais no mundo normal que te cerca, e ele também é o melhor porque cada vez que você lê esse livro tem uma percepção diferente. Por exemplo, eu li ele a primeira vez com 6 anos (levei uma semana), a segunda com aproximadamente 11 anos (levei dois dias) e a terceira com 15 anos (levei duas horas) e em cada um desses momentos uma parte do livro me marcou mais, em cada uma dessas vezes uma pessoa diferente se encaixou nos personagens e em cada uma dessas idades eu entendi melhor um personagem diferente.
Além disso tudo ele tem letra grande e desenhos, que são ótimos pra crianças que estão começando a pegar gosto pela leitura, ajudam as que estão entrando agora na escola (foi o meu caso) e divertem os mais velhos, com as trapalhadas que a Judy passa durante a história.
Ps: Também foi com esse livro que eu aprendi que "bandeide" se escreve Band-Aid
Ps2: EU COMI UM TUBARÃO

2 comentários:

  1. Judy Moody 😍😍😍😍❤❤❤ melhor livro! Tmb amei Orgulho e Preconceito da Jane Austen ❤❤❤ ótimos gostos de leitura! 🌚❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é bem clássico né?!?!


      Que bom que você gostou, mais pra frente teremos outras indicações!!!

      Excluir