quinta-feira, 7 de abril de 2016

AmorariResenha - Como eu era antes de você (livro e filme) + Depois de você

 ~Ana Carolina~

Eu comprei “Como eu era antes de você” a algum tempo, porque adorei “A última carta de amor” da JoJo Moyes, mas acabei não lendo porque minha irmã ficou inconsolável depois de ter lido e eu não estava na vibe para livros que fazem chorar. Pois bem, com o lançamento de “Depois de você” e a estréia do filme chegando, decidi ter coragem e ler o livro.
A escrita da JoJo é muito fluida e os detalhes deixam a história um pouco mais bonita. Ela deixa todos os acontecimentos bem amarradinhos, com partes que são narradas por personagens secundários. Uma história que contém alegrias, tristezas, assuntos polêmicos, sarcasmo, sofrimento e tudo que faz um bom romance valer a pena ser lido.
A Lou é uma personagem solar: alegre, de bem com a vida, que se veste com roupas coloridas mas também é uma pessoa conformada e que não pensa muito no que vai ser da sua vida. Will é meio que o oposto: além do fato de estar paraplégico, é sarcástico, carrancudo, inconformado com o seu futuro e sem vontade de viver (literalmente).
Uma coisa muito legal é que ao longo da história a gente percebe como essa interação entre personagens tão diferentes causa uma mudança em ambos. Como a Lou aprende mais sobre a vida e as coisas e como o Will vai se “desarmando” ao longo da convivência deles. Seis meses que mudam a vida dessas duas pessoas... Mas isso será o suficiente para que  Will desista do seu plano original, antes de Lou entrar na sua vida?
Tenho que confessar que a temática do livro é algo bem pessoal pra mim e mexe comigo demais. Então eu coloquei “Say Something” para tocar nos últimos capítulos e fui às lágrimas. Resultado, esse livro já está no meu coração.


O filme de “Como eu era antes de você” estréia em 16/06/2016 e eu estou muito ansiosa para ver!!! O trailer foi muito bem feito e a escolha da música Photograph do Ed Sheeran só acrescentou mais emoção ao mesmo (fazendo algumas pessoas, incluindo eu, irem as lágrimas apenas com o trailer). 
Acho que a escolha de Sam Clafin (Finnick de Jogos Vorazes e Alex de Simplesmente Acontece) e Emilia Clark (Daenerys, mãe dos dragões, de Game of Thrones) foi ótima mas pelas partes divulgadas eles vão trazer uma dupla Lou e Will diferente da retratada no livro. Bom, vejam o trailer oficial.

Na versão estendida do trailer, além de vislumbres de novas cenas, como a do acidente do Will, podemos ver outros personagens em cena. Charles Dance (mais conhecido como Tywin Lannister) como o pai de Will, Steve Peacocke (jurava que o personagem era negro) como o adorável enfermeiro Nathan, Matthew Lewis (que hoje em dia não se parece em nada com o Neville Longbottom de Harry Potter, graças a Deus) como o namorado idiota da Lou, entre outros.




Me atrevo a dizer que essa versão estendida é quase uma sinopse de toda a história. Porém, isso não diminui em nada a vontade de ver o filme, pelo contrário, só gera mais ansiedade em saber como cada detalhe do livro será passado para o filme. Preparem os seus lenços pois esse filme promete nos proporcionar muitas risadas e muito choro.


Alerta de Spoiler: Se você não terminou de ler “Como eu era antes de você”, pare por aqui!!!

Preciso desabafar sobre o final de “Como eu era antes de você”!!! Apesar de ter ficado triste com o final, eu entendo porque o Will tomou a decisão de continuar com o plano dele. Imaginar tudo que você quer e podia fazer com a pessoa que você ama e não ter essa possibilidade é algo realmente muito complicado. Saber de tudo que você já teve e que nunca mais poderá usufruir deve ser muito ruim. Will, te perdoo por escolher partir.
Dito isto, vamos falar sobre “Depois de você”. Comecei a ler ele com uma sensação estranha: eu queria saber como a Lou tinha seguido em frente com a vida dela mas estava com medo do que iria encontrar nas páginas. Então fui lendo devagar, para digerir e me preparar para me despedir da Lou (me apeguei demais a ela).
Eu entendo o luto e que cada pessoa lida com ele da sua forma e “Depois de você” é exatamente sobre isso: como seguir em frente quando uma parte de você morreu junto com a pessoa amada. Nessa jornada de Lou pós Will, nos deparamos com ela devastada e bem irritada com o Will. Isso faz com que ela fique um pouco amarga, pare de usar suas roupas coloridas e se conforme com uma vida de merda ruim e sem perspectivas para um futuro melhor.
Após um acidente quase fatal, ela é obrigada a passar um tempo com os pais e para voltar a sua “vida normal” em Londres (onde comprou um apartamento) ela tem que participar de uma grupo de ajuda chamado “Seguindo em Frente”. Assim que ela volta a Londres, acaba recebendo a visita da filha adolescente de Will (alguém que o próprio Will não sabia que existia) e isso acaba virando a vidinha de Lou de cabeça pra baixo.
Nessa confusão de ajudar a Lily e retomar a sua vida, a Lou tem que encarar fatos e pessoas que ela pensou que ficariam no seu passado. Ao longo do livro vemos a Lou retomar um pouco de sua personalidade e se tornando mais uma vez uma pessoa que vive em função de outras (em algumas partes eu fiquei com raivinha dela).
Para resumir sem dar muitos spoilers, eu gostei do final do livro. É um recado de que a vida continua de um jeito ou de outro e que temos que seguir em frente para que as coisas mudem para a gente. Já estou sentindo falta da Lou e a sua história foi de grande ajuda para mim. Espero que vocês gostem também. 

8 comentários:

  1. Ainda não li Depois de Você, fiquei com mais vontade e ansiedade agora! Sou apaixonada pela história de Lou e Will... Ameeeei o texto! ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é muito linda e emocionante!!!

      Agora é esperar o filme para chorar a vida rsrsrsrs

      Obrigada pelo comentário ^^

      Excluir
  2. Resenha maravilhosa sobre um livro maravilhoso 💕
    Compartilho de todos os sentimentos, em relação aos dois livros e estou mega ansiosa pro filme (música fo Ed no trailer é facada).
    PS: De nada por ter apresentado o livro pra sua irmã haha =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, eu já tinha esse livro em casa, só não tinha lido por medo de chorar (o que realmente aconteceu e chorei mais do que o esperado)

      Mas você é demais mesmo *˜*

      Excluir
  3. Respostas
    1. Migo, a gente ainda vai chorar muito quando esse filme for lançado... Vai estocando os lencinhos desde já

      Excluir